"A arte milenar da Korea"

 

Sobre o Kong Soo Do

            

 “CHANG   MOO   KWAN”

KWON   BOP   KONG   SOO   DO

 

HISTÓRIA:   

            Chang Moo Kwan”, traduzindo-se p/o português, tem um duplo significado, que pode ser traduzido como “Escola de Propagação das Artes Marciais”, ou ainda, ”Escola Brilhante de Artes Marciais”.

            Fundada em 1947, pelo Grão-Mestre Lee Nam Suk, discípulo direto do “Bu Kwan Jang Nim”(título que significa Grão-Mestre Fundador de uma escola, ou estilo)Yoon Byung In, coreano de nascimento, mas criado na região da Manchúria(norte da China), onde aprendeu a arte do”Chuan-Fa”(“Kwon Bop” em coreano, ou “Kempo”, em japonês, que significa “Lei do Punho”). Nos anos quarenta, Mestre Yoon cursou a “Universidade de Tokyo”, no Japão, onde graduou-se 4°Dan de Karate Shudokan, treinando c/o fundador deste estilo, o Grão-Mestre Kanken Toyama, oriundo da Ilha de Okinawa.

            Com o final da Segunda Guerra Mundial, Mestre Yoon retorna à Coréia, e começa a ensinar uma mescla das duas artes-marciais que havia aprendido, e dominado:o “Chuan-Fa”(Kwon Bop, em idioma coreano), e o Karate-Do(Kong Soo Do, em idioma coreano).

Começou a ensinar sua arte, na Faculdade de Agricultura da Coréia, na capital Seul, e abriu uma filial na sede da Y.M.C.A (Associação Cristã de Moços-ACM), daquela cidade, onde o instrutor responsável, era seu mais antigo aluno, o Mestre Lee Nam Suk, que batizou o estilo como”Chang Moo Kwan”. Mestre Yoon desapareceu durante a Guerra da Coréia, e Mestre Lee assumiu a liderança do “Kwan”. Em 1955 todos os antigos e tradicionais “Kwans” (estilos coreanos), uniram-se sobre um novo nome:”TAEKWONDO”, deixando de lado os nomes antigos que utilizavam p/designar a arte marcial que divulgavam;alguns”Kwans” chamavam sua arte de “Tang Soo Do”(Caminho da mão chinesa),outros de “Kong Soo Do” (Caminho da mão vazia);e o estilo “Chang Moo Kwan”, usava o nome”Kwon Bop Kong Soo Do”, por ser uma mescla dos estilos chinês, e japonês(Kempo-Karate Do).

            O estilo “Chang Moo Kwan” continua vivo e atuante no “Taekwondo” moderno, sendo filiado à”WTF”(“The World Taekwondo Federation”), porém, ensinando o estilo unificado oficial da “WTF”, o”Tong Hab Kwan”, perdendo assim, sua identidade original. O “CMK Kwon Bop Kong Soo Do”, é o estilo puro e original, ensinado pelo seu criador, o Bu Kwan Jang Nim Yoon Byung In, sem as influências “modernas”, que transformaram o TKD em um simples esporte-marcial, reconhecido pelo Comitê Olimpico Internacional.

            No Brasil, o único representante deste segmento da escola “Chang Moo Kwan”, é o “Kwan Jang Nim” Sylvio Cruz(7°Dan), discípulo direto do Grão-Mestre Sang In Kim(9°Dan), um dos pioneiros do TKD no Brasil, falecido em 2007, e aluno direto do GM Lee Nam Suk, na Coréia do Sul. O GM Sang In Kim, sempre foi um adepto do TKD marcial, e seu aluno, o atualmente Grão-Mestre Sylvio Cruz, praticante de TKD desde 1973, apesar de ter sido um grande expoente nas competições, tanto nacionais, como internacionais, e de ter formado vários campeões da modalidade(TKD), também sempre enfatizou o aspecto marcial do Taekwondo, em detrimento ao aspecto meramente esportivo da modalidade. Com o falecimento do GM Sang In Kim, em 2007, o GM Sylvio prometeu fazer um resgate das origens do estilo”Chang Moo Kwan”;dando início à esse trabalho de pesquisa, e após quatro anos, finalmente começou à ensinar, e divulgar o verdadeiro e original”Chang Moo Kwan”, utilizando o antigo termo”Kwon Bop-Kong Soo Do”, em homenagem às raízes resgatadas.

    

Procurar no site

Contacto

Taekwondo Sylvio Cruz Av. Ibirapuera, 2535, Moema - São Paulo
11 8695-4410